Sobre a Pesquisa e sobre o Site...


Por que resolvi conceber este Blog...

Antes de mais nada e antes de me apresentar gostaria de dizer como, quando, porque e de que forma fiz e faço esta pesquisa, pois acredito que quem me lê deve saber de que forma obtenho as informações. 

Além da pesquisa de campo que estou fazendo desde 2017 levo em conta alguns preceitos básicos:

  • O que meus antepassados me passaram conforme o relato dos meus pais, tios, avós e bisavós, como explico abaixo, venho de uma família muito antiga de origem grego/italiana e possuo documentos e relatos vindo do anos de 1758 que é quando nasceu o mais antigo dos meus antepassados, conforme eu encontrei em antigos escritos de natureza canônica e episcopal, pois naquela época era a Igreja Católica que fazia estes registros, o qual encontrei em uma igreja na cidade de Agnone Cilento(SA) em 1999. Infelizmente não possuo uma cópia deste, pois foi me negado, por ser um documento histórico e eclesiástico e para isso preciso de uma concessão ou permissão do próprio Vaticano. Mas felizmente pude lê-lo e traduzi-lo, mas não de tê-lo.
  • Todas as fontes de informação não são apenas de cunho acadêmico, mas de observação e de interpretação, pois tenho visitado Museus e Sítios Arqueológicos e Locais de Antigas Civilizações. Vejam que são relatos vindo de um povos que se encontram há mais de 3000 anos em um local, como é o caso de Santa Maria di Castellabate, Costa del Cilento, Salerno, Itália que é aonde me encontro agora e também como ao observar seus manejos agrícolas e pastorais e sua Culinária, me faz ter uma interpretação daquilo que vejo hoje no Presente e de como isso se desenvolveu ao longo dos tempos e de que forma tudo isso também aconteceria em outros povos antigos que aqui viveram.
  • Leio e recebo informações de outras pessoas em outros locais do Mar Mediterrâneo e de onde estive, vivi ou visitei - Itália, Turquia, Grécia, Líbano, Síria, Israel, Tunísia, França, Croácia, Bósnia e na Macedônia. Lá conheci pessoas e famílias que têm uma longa linhagem de agricultores e de outras profissões artesãs, que passaram por Guerras, Fome e todo o tipo de crise possível e sobreviveram. Me mostrando que para se fazer História é preciso vivencia-la, senti-la, colher relatos, guardar tradições e observar suas culturas - Como prepararam suas refeições , como obtém seus ingredientes, como produzem seus alimentos para sobreviver no inverno rigoroso, suas crenças, seu folclore e principalmente suas técnicas e de como tudo isso foi passado de geração a geração e o porquê de conservar estas tradições. Quando lerem o post que fiz falando das influências históricas e antropológicas da Culinária Mediterrânea entenderão o que falo aqui... Origens Arqueológicas e Antropológicas da Dieta Mediterrânea
  • Na internet já se pode encontrar diversos textos sobre o assunto, no Youtube também já há vários vídeos, muitos dos quais quando vejo que são interessantes, público aqui! Porém, só por meio de pesquisa independente e o crivo do discernimento, as pessoas podem chegar as suas conclusões sobre o assunto lembrando que os escritos, dados e escavações não são obra de ficção científica, porém muitas opiniões não passam de ponto de vista de estudiosos do assunto, que conhecem muito bem do que fazem, mas não cozinham...E se cozinham, talvez, não o façam profissionalmente.  Não sou contra e nem a favor a ninguém, mas não divulgo fontes, e não porque copio e colo, como alguns fazem, mas porque ao ler e copilar com aquilo que sei faço um texto de forma simples e legível contendo o que eu penso ser o possível ou o mais perto do que seja a verdade, enquanto não posso faze-lo fisicamente falando! 
  • Recebo também vários textos e colunas das Revista Nature e Science sobre Nutrição, Agricultura , História e Arqueologia dos Alimentos e Antropologia Humana, aos quais procuro encontrar dados e estudos que vão de encontro ao assunto - a Culinária Mediterrânea - E copilo as informações ali encontradas analisando sobre MINHA CONCEPÇÃO, se são mesmo interessantes. Tirando o que é cientificamente comprovado, as deduções e as interpretações, a meu ver, devem ser, sim, modificadas conforme a sua concepção e ao seu conhecimento. Como sua intuição e saber indicarão o seu caminho, as minhas indicarão o meu caminho e cabe a você que me lê aceitá-las ou não! 
  • Entenda que além de me informar e de interpretar eu cozinho e experimento todas as técnicas, os sabores e os preceitos. Estudo sua história e de como cada ingrediente percorreu para chegar no prato! Não sou um cientista, apenas um Chef que quer saber tudo sobre aquilo que cozinha...Não me apego somente a dados históricos ou resultado de escavações ou de conceitos antropológicos, pois como eu, nenhuma dessas Ciências são exatas e mudam conforme a tecnologia que as atestam, me apego sim, nos motivos que levaram uma sociedade a plantar, colher, criar, cozinhar e comer aquele ingrediente, bem como se estas teorias ou estudos que realmente interpretam aquilo que se leem delas. Se eu estiver errado, o tempo dirá...Mas é desta forma que faço e escrevo e como eu disse, cabe a você leitor discernir sobre isso - Lendo , interpretando, desenvolvendo e fazendo sua própria pesquisa!

Sou cozinheiro profissional há 33 anos, comecei em um comércio de propriedade do meu pai, Sr Giuseppe, em 1987 - Uma Padaria no Bairro da Casa verde em São Paulo/SP - E por motivo de indisponibilidade momentânea dele, administrei o comercio. Ali tive meus primeiros contatos com a profissão, a qual, me orgulho de pertencer.

E até 1989, quando resolvi alçar novos horizontes, aprendi tudo que podia - Me formei de padeiro, confeiteiro e cozinheiro industrial pelo SENAI/SP. Fiz estágios em 2 Cozinhas industriais, uma Industria de Pão e em um Hotel. E em 1991 tive meu primeiro emprego regular como tornand  em um Grande Hotel...E desde 1993 fui proprietário de vários tipos de comércio de gêneros alimentícios - Açougue, Mercado, Padaria, Pizzaria e Restaurantes, Também trabalhei com Indústria Química, Publicidade, Marketing, Varejo de Automóveis e com Inteligência Corporativa. Já quebrei, recomecei tudo do zero e construí uma vida cheia de plenitude, saber e amigos! 

Minha Ligação com a Culinária Mediterrânea vem do berço. Nasci em uma família italiana imigrante oriunda da Região da Costa del Cilento na Itália - Santa Maria di Castellabate - A qual está ali, há mais de 1000 anos e minha família há 300 anos! 

A Família do meu Pai, os Pecora, são originalmente lavradores de terra e pastores de cabras, começando como colonos por  7 gerações e hoje proprietários de uma bela porção de terra localizada na Frazione Alano, exatamente dentro do Parco Nacionale del Cilento, aonde o Dr, Ancel Keys criou e fomentou o conceito de Dieta Mediterrânea. E assim continuam - Plantando, Colhendo , Pastorando e produzindo Azeite, Figos Secos, Polpa de Tomates, Trigo, Queijos, Salames e muito mais

Fiz uma página falando disso aqui - Minhas Origens...


E durante toda a minha vida profissional levei a mesa de meus clientes tudo aquilo que comia na mesa de minha casa feitas pela Minha Mãe - Dona Maria - Que também é imigrante do Cilento e dos ingredientes que recebia dos meus tios na Itália - A Cozinha Cilentana - A base da Dieta Mediterrânea criada pelo Dr. Ancel Keys em meados dos anos 70. 

Aqui um link da página que fiz falando disso e desta história - O Conceito da Dieta Mediterrânea 

Com o passar dos anos e da profissão resolvi escrever um livro mostrando as tendências e influências históricas e as propriedades da Dieta e como podemos adaptar a nossa situação no Brasil, porém não recebi uma proposta editorial adequada e resolvi, em vez de vender de graça! Doar as informações de uma pesquisa que fiz durante toda uma vida e em campo, aqui no Cilento, desde 2017! 

Me considero sim, um dos maiores especialistas nesta área e não só pelo que sei, estudei e pesquisei, mas porque vivi e vivo até hoje vivo este modo de vida! Investi muito tempo e dinheiro para isso e não vou dar de graça pra qualquer editora! 

Hoje me encontro aqui no Cilento! Pesquisando, plantando, colhendo, cozinhando e estudando! Como o Dr.Ancel Keys fez! E material pra esse site é o que não falta...!

Neste site deixarei postado toda a minha pesquisa, a história e as novas tendências da Dieta Mediterrânea ! 


Continuem acompanhando...

Chef Paulinho Pecora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Históricas I - As Civilizações Antigas do Levante e suas Influências sobre a Culinária Mediterrânea...

Influências Históricas II - O Egito Antigo e sua Influência sobre a Culinária Mediterrânea...,

Influências Históricas III - As Civilizações do Mar Egeu, o Start da Culinária Mediterrânea.