A História do Sal - Como sua busca influenciou Civilizações e a Culinária Mediterrânea.
Sabores intensos ou delicados, são produzidos durante as cocções e cabe a cada cozinheiro dar a intensidade desejada em seus pratos e criações através delas!
Nenhum ser vivo seja ele humano ou não, vegetal ou fungo não vive sem sal! O sal no organismo é catalizador enzimático, isto é, ele funciona como um instrumento de quebra ou de ligação de vários compostos químicos orgânicos e inorgânicos que influem direto ou indiretamente no metabolismo dos seres vivos. Os sais são responsáveis pela respiração, pela condutividade e pelo metabolismo das células transportam os minerais que necessitamos e também regulam as entradas e saídas de compostos úteis ou nocivos ao corpo.
Mas principalmente o sal é o agente do Sabor ! Sem ele não existem os sabores, por isso temos sais salgados, doces, amargos e azedos e até o sal do quinto sabor( que na verdade é mais uma sensação de sabor do que o "sabor" propriamente dito - O Unami - O Glutamato Monossódico.
Nem todos os compostos classificados como sais apresentam sabor salgado. Alguns são doces, como os etanoatos de chumbo e berílio, e outros são amargos, como o iodeto de potássio, o sulfato de magnésio e o cloreto de césio e azedos como Bissulfato e o Bicarbonato de sódio. E é claro que nenhum desses são usados na comida, exceto os fermentáveis como os sais ácidos, mas como remédios em sintomas causados por má digestão e até contaminação por alimentos...
Os humanos e
suas sociedades no advento de suas Civilizações mudaram suas características,
culturas e caminhos na procura pelo Sal.
Há 3 milhões
de anos as chuvas dissolveram o sal formados pelas grandes erupções vulcânicas
e foram ao encontro das águas dos primeiros mares do Globo terrestre, com o
passar dos anos e evaporação desses mares surgiram grandes depósitos de sal nas
terras secas o qual chamamos de “Sal da terra”.
Todas as cidades criadas durante a Civilização Antiga foram construídas
não somente perto das fontes de água, mas também das de sal, ele conectou os
povos do mundo e a sua procura fomentou todos os caminhos e estradas da
Antiguidade fazendo com que as culturas se miscigenassem e criassem as Grande
Civilizações e as Grandes Nações do Mundo Antigo.
Neste
Mapa vemos os caminhos criados pelos romanos através da procura, obtenção,
produção e distribuição do Sal:
Como uma molécula tão simples se tornou de vital importância a Civilização Humana?
O sal está presente na Terra desde a sua formação, e foi em um meio salino que surgiram os primeiros seres unicelulares, desempenhando um importante papel na evolução dos seres vivos e na história da humanidade. Os registros do uso do sal pelos homens remontam há mais de cinco mil anos. Ele já era usado na Suméria, na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas, principalmente como moeda, como forma de conservar alimentos e para lavar, tingir e amaciar o couro.
Não falo apenas do Cloreto de Sódio ou "sal de cozinha", mas havia outros tipos que conforme sua cor, teor, aroma e características eram usados em infinitos processos.
Não podemos esquecer que o sal é a Chave para a Vida, sem o sal não existiriam os seres humanos ou não! Toda a vida surgiu na água salgada mesmo antes das terras emergirem dos mares há 3 bilhões de anos. Nossas células nervosas ( neurônios) se comunicam entre si através de íons de sódio e de potássio e o sal junto com a ferritina da carne foram responsáveis por nosso desenvolvimento muscular e cerebral e que nos diferenciaram de outras espécies.
Comentários
Postar um comentário
Obrigado por seu Comentário!
Para esclarecer dúvidas ou perguntas envie para e-mail - dp.pecora@gmail.com