A História do Sal - Como sua busca influenciou Civilizações e a Culinária Mediterrânea.

 


O Sal e sua História !!!

Sabores intensos ou delicados, são produzidos durante as cocções e cabe a cada cozinheiro dar a intensidade desejada em seus pratos e criações através delas!


Nenhum ser vivo seja ele humano ou não, vegetal ou fungo não vive sem sal! O sal no organismo é catalizador enzimático, isto é, ele funciona como um instrumento de quebra ou de ligação de vários compostos químicos orgânicos e inorgânicos que influem direto ou indiretamente no metabolismo dos seres vivos. Os sais são responsáveis pela respiração, pela condutividade e pelo metabolismo das células transportam os minerais que necessitamos e também regulam as entradas e saídas de compostos úteis ou nocivos ao corpo.

Mas principalmente o sal é o agente do Sabor ! Sem ele não existem os sabores, por isso temos sais salgados, doces, amargos e azedos e até o sal do quinto sabor( que na verdade é mais uma sensação de sabor do que o "sabor" propriamente dito - O Unami - O Glutamato Monossódico.

Nem todos os compostos classificados como sais apresentam sabor salgado. Alguns são doces, como os etanoatos de chumbo e berílio, e outros são amargos, como o iodeto de potássio, o sulfato de magnésio e o cloreto de césio e azedos como Bissulfato e o Bicarbonato de sódio. E é claro que nenhum desses são usados na comida, exceto os fermentáveis como os sais ácidos, mas como remédios em sintomas causados por má digestão e até contaminação por alimentos...


A Procura pelo Sal e sua contribuição à consolidação das Novas Sociedades e Civilizações no Mundo Antigo 


Os humanos e suas sociedades no advento de suas Civilizações mudaram suas características, culturas e caminhos na procura pelo Sal.

Há 3 milhões de anos as chuvas dissolveram o sal formados pelas grandes erupções vulcânicas e foram ao encontro das águas dos primeiros mares do Globo terrestre, com o passar dos anos e evaporação desses mares surgiram grandes depósitos de sal nas terras secas o qual chamamos de “Sal da terra”.  Todas as cidades criadas durante a Civilização Antiga foram construídas não somente perto das fontes de água, mas também das de sal, ele conectou os povos do mundo e a sua procura fomentou todos os caminhos e estradas da Antiguidade fazendo com que as culturas se miscigenassem e criassem as Grande Civilizações e as Grandes Nações do Mundo Antigo.

Neste Mapa vemos os caminhos criados pelos romanos através da procura, obtenção, produção e distribuição do Sal:





Como uma molécula tão simples se tornou de vital importância a Civilização Humana? 

 

O sal está presente na Terra desde a sua formação, e foi em um meio salino que surgiram os primeiros seres unicelulares, desempenhando um importante papel na evolução dos seres vivos e na história da humanidade. Os registros do uso do sal pelos homens remontam há mais de cinco mil anos. Ele já era usado na Suméria, na Babilônia, no Egito, na China e em civilizações pré-colombianas, principalmente como moeda, como forma de conservar alimentos e para lavar, tingir e amaciar o couro.

O sal durante as primeiras civilizações era tão raro e importante que se tornou umas das primeira moedas da primitiva Economia daquela época e seu valor deu-se exatamente por ser um dos primeiros adstringentes, conservador, inseticida, purificador, tempero, bactericida e medicamento usado pelo homem. Não existia Civilização sem o sal! Era a forma conhecida na época que evitava doenças, epidemias, desnutrição, contaminação, deterioração e putrefação purificando nossos alimentos e insumos tornando a validade mais extensa e em contrapartida aumentava a expectativa de vida entre os povos civilizados. 

O sal conservava alimentos durante o inverno, curava feridas, dava sabor as receitas e também era usado na metalurgia Antiga para dar mais dureza ou mais flexibilidade aos metais!

O sal não é só importante para a Culinária Mediterrânea, mas para qualquer Culinária Mundial e não apenas como agente de sabor, mas agente de desenvolvimento! Apesar de hoje ser um produto barato e abundante, na antiguidade era tão valioso quanto o ouro, por isso sua busca pela obtenção de sal movimentou o Mundo Antigo e Contemporâneo. 

Não falo apenas do Cloreto de Sódio ou "sal de cozinha", mas havia outros tipos que conforme sua cor, teor, aroma e características eram usados em infinitos processos. 

Não podemos esquecer que o sal é a Chave para a Vida, sem o sal não existiriam os seres humanos ou não! Toda a vida surgiu na água salgada mesmo antes das terras emergirem dos mares há 3 bilhões de anos. Nossas células nervosas ( neurônios) se comunicam entre si através de íons de sódio e de potássio e o sal junto com a ferritina da carne foram responsáveis por nosso desenvolvimento muscular e cerebral e que nos diferenciaram de outras espécies. 

Todas as criaturas vivas precisam do sal, anseiam por ele são dependentes e morem sem ele, o sal criou uma dependência psicológica básica quando falamos de sabor e gosto nos alimentos, através dele o homem conseguiu transformar a comida de uma simples razão de subsistência para uma de Satisfação e Prazer e assim desenvolvemos nossas gastronomias e nossas receitas. O sal e a saga por sua obtenção criou estradas e canais, devastou montanhas, criou cidades inteiras, destruiu e construiu Impérios, desenvolveu a Agricultura e novos métodos de inter-relações humanas como forma de pagamento, moeda e valor.
Lembrem-se que os soldados romanos eram pagos em sal, daí a palavra "Salário"!

Aqui neste link abaixo, do meu site " O Mago das Panelas" tem uma receita de Sal Aromático para suas receitas, acesse:



Continuem Acompanhando...!!!

Chef Paulinho Pecora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Influências Históricas I - As Civilizações Antigas do Levante e suas Influências sobre a Culinária Mediterrânea...

Influências Históricas II - O Egito Antigo e sua Influência sobre a Culinária Mediterrânea...,

Influências Históricas III - As Civilizações do Mar Egeu, o Start da Culinária Mediterrânea.